« A HISTÓRIA DO JAMBOREE NO AR – JOTA »

 

Em 1957, Sutton Park, realizou-se uma inesquecível actividade de escuteiros: O IX JAMBOREE MUNDIAL DE ESCUTEIROS, acontecimento que comemorava o centenário de Baden-Powell e o jubilei do Escutismo.

Sucesso que ficará para sempre nas actividades do Movimento, esse Jamboree teve ainda o merecimento de inspirar uma nova realidade escutista.

"OS JAMBOREES NO AR"

A sugestão dessa actividade foi dada pela estação de onda curta que funcionou durante o Jamboree Mundial. Essa estação era "GB3SP". Efectivamente foram milhares os contactos estabelecidos com estações de radioamadores escuteiros de quase todo o mundo, o que fez crescer em todos a ideia de que além do Jamboree que se realizava em Sutton Parque, outra grande reunião se estava a realizar através do ar; era um verdadeiro "JAMBOREE NO AR".

Nasceu, assim, a ideia logo em Maio do ano seguinte, em 1958, nos dias 10 e 11, realizou-se o " 1º JAMBOREE NO AR ", com a intenção de se construir o evento numa cadeia de amizade e fraternidade, um encontro de escuteiros de todo o mundo através do rádio, trocando saudações, cumprimentos, numa jornada de boa vontade entre a juventude de todas as latitudes, não só no sentido geográfico como também espiritual.

E realmente assim aconteceu "alguma coisa nova debaixo do sol", o primeiro Jamboree no Ar, embora não tivesse atingido o êxito que coroaria as subsequentes, devido ás más condições atmosféricas e a escassez de tempo para a sua conveniente organização, foi sem duvida, uma actividade útil e que deu bons ensejos para a manifestação do Espírito Escutista.

Tanto assim, que no ano seguinte, em Outubro, houve nova edição dessa iniciativa, e a sua organização passou a ser confiada à "Repartição Mundial de Escutismo", nessa época instalada em Otawa, Canadá. O Jamboree no Ar tornou-se desta maneira, um dos itens mais relevantes do calendário oficial do Escutismo Mundial.

Os Jamborees no Ar, são hoje uma confortante realidade. È de se esperar que no futuro, este intercâmbio escuteiro se torne, cada vez mais uma resposta positiva às palavras de Baden-Powell, quando no Jamboree de Vogelenzang proclamou:

- " ESPALHAI A FRATERNIDADE NO MUNDO ".

E as milhares de vozes juvenis que se cruzam nos ares nessa emissão de boa vontade, são a mais acalentadora afirmação da promessa e do anseio do fundador